Buscar
  • MedComfort

Hospital-Dia: Segurança e comodidade para pacientes e profissionais de saúde

Atualizado: Mar 3

Muito difundidos nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos desde os anos noventa, os Hospitais-Dia são a evolução natural dos serviços de saúde de baixa e média complexidades.


Nos EUA, onde existem cerca de seis mil Hospitais-Dia, mais de noventa porcento das cirurgias plásticas já são realizadas nesse tipo de estabelecimento. No Brasil, o segmento conquista cada vez mais pacientes e profissionais de saúde nas principais cidades e regiões do país, e o sucesso do modelo se deve à segurança, à confiabilidade e à conveniência da realização de procedimentos cirúrgicos nos Hospitais-Dia.


No Espírito Santo, o formato de Hospital-Dia começa a se estabelecer, e a MedComfort - Centro de Procedimentos Ambulatoriais, em funcionamento desde março de 2019, é um exemplo dessa tendência. A responsável técnica e médica anestesiologista Cassia Marchiori explica que são realizados procedimentos de diversas especialidades, tais como: cirurgia plástica, cirurgia dermatológica, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia de mão, cirurgia bucomaxilofacial, ginecologia, oftalmologia, proctologia e urologia.


De acordo com a médica, “a abrangência do Hospital-Dia para procedimentos de baixa e média complexidades é otimizada pela utilização de técnicas de Anestesia Venosa Contínua (sedação) associadas à Anestesia Locorregional, proporcionando analgesia profunda com despertar rápido, o que possibilita que o paciente receba alta em menos tempo e com menor incidência de dor e mal-estar no pós-operatório."


Os Hospitais-Dia possuem estrutura completa de centro cirúrgico e acomodações para permanência diurna, oferecendo segurança e conforto aos pacientes e aos acompanhantes. Assim como os hospitais convencionais, os Hospitais-Dia estão preparados para atender eventuais intercorrências relacionadas aos procedimentos cirúrgicos, e quando há necessidade, o paciente - uma vez estabilizado clinicamente - é encaminhado a um Centro de Terapia Intensiva (CTI) por meio de uma UTI-móvel.


"A probabilidade de uma intercorrência que requeira transferência para um CTI é extremamente baixa, e pesquisas científicas recentes têm demostrado que os índices de infecções pós-operatórias são menores em Hospitais-Dia quando comparados a hospitais convencionais. Ainda assim, é importante reforçar que o sistema de Hospital-Dia destina-se a procedimentos agendados e a pacientes saudáveis ou com doenças controladas, e que pacientes com doenças graves ou descompensadas e casos de urgência ou emergência devem ser atendidos em hospitais convencionais”, diz a médica.


Ainda no quesito segurança, a anestesiologista alerta para os riscos da realização de procedimentos em estabelecimentos inadequados e por profissionais não habilitados. “Temos visto um número preocupante de óbitos relacionados a procedimentos em consultórios e em clínicas não licenciadas para essa finalidade. É fundamental que o paciente se certifique de que o local possui os alvarás exigidos para realização de cirurgias, emitidos pela Anvisa, CRM, Bombeiros e demais órgãos reguladores”.


Cassia explica que mesmo procedimentos considerados “simples” podem resultar em complicações como intoxicação por anestésicos locais, reações alérgicas graves (choque anafilático), e até paradas cardiorrespiratórias. “Por isso é necessário que o local disponha, dentre outros, de fonte de oxigênio, de desfibrilador e de medicamentos emergenciais”, ressalta ela. Quanto ao profissional que realizará o procedimento, é importante conhecer suas credenciais. Segundo Cassia, “o profissional que deseja realizar procedimentos na MedComfort deve comprovar sua regularidade técnica junto aos órgãos responsáveis (CRM, CRO). Essa medida é adotada para aumentar ainda mais a segurança do paciente”.


Saiba mais sobre a MedComfort:


4 visualizações

ENDEREÇO

Av. Central, nº 14 / 15, Parque Residencial Laranjeiras - Serra / ES - CEP: 29.165-130

         27 99288-7446

         27 2141-1386

INSTAGRAM

© 2019 por MedComfort - Centro de Procedimentos Ambulatoriais.