Dúvidas.

O que é a MedComfort?


A MedComfort Centro de Procedimentos Ambulatoriais é um Hospital-Dia especializado na realização de cirurgias de baixa e média complexidades, que dispõe de Centro Cirúrgico completo e acomodações para permanência diurna.

Aqui proporcionamos toda a estrutura e serviços de suporte necessários, assim, pacientes e profissionais da saúde podem viabilizar procedimentos ambulatoriais com segurança, conforto e comodidade.

O tempo de permanência no Hospital-Dia após o término da cirurgia depende do tipo de anestesia utilizada, da duração do procedimento, e de fatores próprios de cada paciente.




Quais são os cirurgiões que atendem na MedComfort?


Existem vários cirurgiões parceiros, dentro de várias especialidades.




É seguro realizar procedimentos cirúrgicos na MedComfort?


Estudos sugerem que pacientes que realizam esses procedimentos de curta permanência para internação em Hospitais-Dia tem menor chance para infecção do sítio cirúrgico. Além disso, os pacientes sempre relatam maior conforto e tranquilidade na realização dos procedimentos.




A MedComfort aceita algum convênio?


A Medconfort não possui convênio com nenhum Plano de Saúde, mas tem um preço econômico e parceria com várias clinicas e médicos cirurgiões. O objetivo é ter acessibilidade!




Posso levar acompanhante no dia da realização do meu procedimento cirúrgico?


De acordo com as regulamentações do CFM sempre que um paciente for submetido a algum tipo de tipo de sedação, como por exemplo, de curta permanência/cirurgia, ele precisa sempre estar acompanhando de um adulto, lúcido e orientado. Pois, quando o paciente tem alta ele ainda está sob efeito residual e por conta disso, ele não está apto a dirigir, não deve trabalhar e precisa ser acompanhando até a sua residência.




O que é Avaliação Pré-Anestésica?


É uma consulta com um médico anestesiologista, que faz parte do preparo pré-operatório do risco cirúrgico.




Por que devo fazer uma avliação com o médico anestesiologista antes de realizar o meu procedimento cirúrgico com sedação?


Os principais objetivos da Avaliação Pré-Anestésica são:

1 - Conhecer o paciente

Uso de medicamentos; alergias; anestesias anteriores; resultados de exames; exame clínico. Essas informações são importantes para que a equipe cirúrgica esteja mais preparada para lidar com cada paciente.

2 - Explicar a Anestesia

Durante a Avaliação Pré-Anestésica, o médico explica as técnicas anestésicas (tipos de anestesia) que podem ser utilizadas para a cirurgia proposta. É importante o paciente saber o que esperar do período perioperatório (antes, durante e logo após a cirurgia).

3 - Orientações sobre o dia da cirurgia.

Por fim, o Anestesiologista orienta o que deve ser feito para que o paciente chegue à sala de cirurgia o mais tranquilo e seguro possível. Jejum pré-operatório e uso / suspensão de medicamentos são tratados nesse momento.

Além de aumentar a segurança do procedimento cirúrgico, uma boa avaliação pré-anestésica pode evitar a suspensão da cirurgia por motivos como ansiedade, pressão alta e jejum inadequado.




Por que é importante fazer jejum pré-operatório?


Sempre que um paciente for submetido a uma anestesia é necessário que ele esteja com o estomago totalmente vazio, isso é para evitar uma complicação que chamamos de bronca aspiração, que é quando o conteúdo gástrico é inalado para dentro do pulmão. Isso acontece quando ele está sob anestesia geral ou sob uma sedação muito profunda, por isso é importante está com o estomago totalmente vazio no ato cirúrgico

Atualmente as orientações são para que sejam respeitadas 8horas de jejum para sólidos, 6 horas para refeições leves, 4 horas para leite materno e duas horas para líquidos claros. Mas, isso não é uma orientação que vale para todo mundo, pois depende de cada paciente.

Um paciente diabético, por exemplo, vai ser submetido a um jejum diferenciado conforme orientação médica. Por isso é importante uma avaliação pré-anestésica, pois o médico anestesista vai orientar o paciente conforme necessário. Além disso, também é importante que o paciente não fique mais tempo do que o solicitado pelo médico, por isso pode estar relacionado à complicações pós operatória.




Após a realização do procedimento cirúrgico, por quanto tempo devo ficar em observação na MedComfort?


Assim, para cirurgias feitas apenas com anestesia local, o paciente é liberado imediatamente, sem necessidade de internação.

Em casos em que é feita anestesia venosa (sedação), o paciente se recupera, em média, por cerca de 3 (três) horas, que é o tempo que o mesmo leva para preencher os seguintes critérios de alta para cirurgias de curta permanência:

1 - Retorno da consciência:

O paciente deve estar acordado ou apenas levemente sonolento, o que significa que ele desperta quando seu nome é chamado, sem necessidade de ser tocado para acordar.

2 - Sinais vitais estáveis:

Os sinais vitais, ou seja, pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura e oxigenação devem estar dentro das faixas de normalidade. Além disso, é importante que o paciente esteja sem dor ou apenas com dor leve, e não esteja nauseado.

3 - Aceitação de alimentação:

Quando os dois critérios acima são atingidos, o paciente deve interromper o jejum pre-operatório. A aceitação da alimentação é importante para evitar possíveis complicações de um jejum prolongado.

Na MedComfort, quando o paciente retorna à consciência e tem seus sinais vitais estabilizados, o mesmo é encaminhado para uma sala de observação, na qual recebe um lanche (cortesia) e em seguida é orientado e liberado, junto com seu acompanhante.




O quadro de dor pós-operatória torna necessário o uso de uma pernoite no hospital?


Esse receio do paciente da dor pós-operatória não significa o pernoite no hospital. Atualmente existem medicações tomada por via oral, como por exemplo, os comprimidos que atuam no controle da dor e são tão eficientes quanto as medicações que são feitas pela veia.




Quais saõ as formas de pagamento?


A MedComfort aceita pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito, com parcelamento em até três vezes.





ENDEREÇO

Av. Central, nº 14 / 15, Parque Residencial Laranjeiras - Serra / ES - CEP: 29.165-130

         27 99288-7446

         27 2141-1386

INSTAGRAM

© 2019 por MedComfort - Centro de Procedimentos Ambulatoriais.